quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Descobertas - Deborah Fischer



No início da pesquisa uma surpresa: a imagem sugerida pela bolsa aberta, a própria essência do feminino.
A ideia de levar o público a refletir e, quem sabe, identificar-se com o objeto bolsa e sua relação com as representações do feminino. As relações entre dentro e fora, o que temos de íntimo, o que se mostra e o que se esconde.
A bolsa entendida aqui como algo estabilizador, que dá segurança e certezas às mulheres. Proposta de dar visibilidade ao que, muitas vezes, é tido como invisível. Observar, olhar para a bolsa e o que ela carrega: um pouco da nossa casa, o dia a dia, a vida das pessoas. A bolsa como um objeto de identidade feminina: marcas pessoais, afetivas e amorosas, marcas profissionais, as nossas digitais, objetos de consumo e de desejo femininos, tensões, medos, receios, faltas, alegrias. Algumas mais leves outras muito pesadas, mas todas com marcas identitárias importantes, muitas delas transitórias, móveis ou provisórias. Afinal, revelam o cotidiano de suas donas! Uma forma de representação da vida – bolsa-objeto, bolsa-casa, bolsa-família, bolsa-vestuário, bolsa-compromisso e quantas outras formas mais? A bolsa que guarda e revela um pouco de tudo sobre cada uma de nós: segredos, truques, mistérios, intimidades...
Citamos aqui, como um exemplo do peso afetivo que pode carregar uma bolsa, a obra da escritora Ligia Bojunga, A bolsa Amarela, em que a autora transfere para esse objeto a solução para os problemas da personagem Raquel, que busca na bolsa o lugar para guardar as suas três vontades, que teimam em engordar: a vontade de ser menino, a de crescer e a de ser escritora.
Poderíamos pensar no objeto bolsa como uma marca de pertencimento à sociedade contemporânea? Pensar dessa forma implica em pensar a igualdade na diferença – todas as mulheres, ou grande parte delas, têm bolsas, às vezes uma coleção delas, mas nenhuma delas jamais será igual à outra, pois cada uma delas leva o que temos de diferente, as nossas marcas mais profundas, mais íntimas, a produção do que é diferente, do que pertence ao individual. Nesse sentido, é plural e ao mesmo tempo singular.
“A arte não é pureza, é purificação, arte não é liberdade, é libertação... E a arte, imagino, não é inocência, é tornar-se inocente.”
Clarice Lispector, A descoberta do mundo, F. Alves, 1992.

Nenhum comentário:

Postar um comentário